BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A música sentida num só sopro


Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis é destaque pela leveza e qualidade de seu som


Nova Petrópolis – A boa música é conhecida por se ruma arte que combina uma sucessão de sons e silêncios agradáveis aos ouvidos e à mente. E em Nova Petrópolis, desde 1999, a musicalidade da Orquestra de Sopros encanta a população. A orquestra, inicialmente da Fundação Cultural, iniciou suas atividades com o Maestro Astor Jair Dalferth, de Teutônia, quando um grupo de músicos se reuniu com o objetivo de formar um instrumental com repertório totalmente diferenciado. Paralelo aos músicos profissionais, foi iniciado um projeto de formação de novos músicos. No mesmo ano e subseqüentes, a orquestra teve projetos de incentivo aprovados através da Lei de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Dificuldades
No final de 2006, a Orquestra encontrou uma grande dificuldade. Por falta de incentivos em manter o então Maestro, Carlo Dick, o grupo teve que encerrar as atividades. Porém, seis meses após, o clamor do público e dos próprios músicos fez com que a Orquestra ressurgisse ainda mais forte, determinada a levar seus projetos adiante.
A Orquestra então formou o projeto Música Para Todos. Além das apresentações em eventos, o grupo leva música instrumental às comunidades dos bairros afastados e no interior, onde mensalmente é realizada uma apresentação. Conforme uma das responsáveis pela orquestra, Tânia Berghan, o objetivo do projeto é não só mostrar o trabalho dos músicos, mas também aguçar o gosto pela música nas pessoas.

Repertório
Atualmente a orquestra encontra-se sob regência de Leandro Sudbrack e é composta por 26 músicos e musicistas que tocam os seguintes instrumentos de sopro:
Flautas, Clarinete e Saxofones, Trompetes, Trompas, Trombones e Tuba. O repertório vai do clássico ao popular, passando por ritmos brasileiros e latinos, jazz, rock, temas de filmes e musicais e músicas folclóricas locais e de vários países. Os atuais músicos e musicistas, especialmente do município de Nova Petrópolis, atuam nos ensaios semanais e nas apresentações musicais absolutamente de forma voluntária, sem receber qualquer forma de remuneração ou ressarcimento de despesas.

Apoio
Além do tradicional apoio da Prefeitura, a Orquestra conta também com apoio do Governo Federal através do Ministério da Cultura, que recentemente aprovou o projeto “Música Para Todos”, sendo autorizada a captar recursos para a manutenção do mesmo e para continuar a encantar os ouvidos com a bela música proporcionada.

Postado por: Bianca Hennemann
Postagem baseada no livro "Concerto Campestre", de Luís Antônio de Assis Brasil

0 textaram: