BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sequestros no Brasil


Um dos assuntos polêmicos no Brasil que deixam milhares de famílias no desespero e surpreendem os brasileiros são os sequestros. Hoje, já são de varias maneiras: internet, telefone ou por meios mais tradicionais.
O que também acontece é a “simulação” de um sequestro, onde a vítima acredita que algum parente seu está detido e acaba sedendo as negociações de quem o pratica. Assim, cai na armadilha e deposita dinheiro sem que ninguém esteja sequestrado. Este é um dos tipos mais frequentes, porque não há muito risco. Outros já são muito mais perigosos e infelizmente ainda são cometidos, como o da menina Eloa, que foi um dos casos mais comentados no Brasil, onde ela e a amiga foram vítimas do ex namorado Lindemberg. Em geral, o sequestro de pessoas é feito com intuito de extorção, ou seja, um confronto dos sequestradores por meio de violência ou ameaça, com objetivo de obter vantagem financeira ou por motivos pessoais.
Já o sequestro relâmpago, a vítima é mantida por um curto espaço de tempo sob controle dos bandidos para que eles possam obrigá-la a retirar todo o dinheiro que possuí. Esse tipo acontece bastante no Brasil principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na verdade, é uma nova modalidade de ação criminosa no mundo moderno, que por isso não estávam expressas na lei, pois somente em abril deste ano que foi criada, mas nem sempre é respeitada como todas no Brasil.
No ano passado, em agosto de 2008 houve o lançamento do livro “Seqüestros: Modus Operandi, Estudo de Casos” pela escritora Noely Manfredini, especialista em direito, e pelo Deputado Rubens Recalcatti que tem como objetivo ser fonte de pesquisa e treinamento para policiais e para o meio acadêmico, além de permitir a troca de conhecimentos entre países. Eles acreditam que mostrar os tipos de sequestros e como acontecem servirá como orientação para os policiais, outros profissionais e estudantes a agirem corretamente quando se envolvem nesses casos.
Enfim, os sequestros no Brasil ainda acontecem, principalmente em grandes cidades, apesar de não ser tão frequente quanto assaltos e roubos é um dos muitos problemas do país que não são solucionados.

Postado por: Jéssica Ramos
Postagem baseada no livro "Notícias de Um Sequestro", de Gabriel Garcia Márquez

0 textaram: